Portugal

José Carlos Santiago

Curador e Facilitador

www.jcsantiago.info
www.jcsantiago.net
www.jcsantiago.com

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

Curador / Facilitador

(Porque o importante são os resultados.)

Curador

Curador é toda aquela pessoa que cura; desde a pessoa que usa um sorriso e "cura" uma cara triste, àquela que usa técnicas ou conhecimentos para ajudar alguém a restabelecer-se ou a curar-se.

Ele cura a dor (cura + dor).

Da mesma forma um curador tanto pode ser um cirurgião como aquele que aplica um curativo ou que aplica um penso rápido.

O curador é toda a pessoa que usa os seus conhecimentos para ajudar alguém em algum problema seja ele sentimental, emocional, de saúde, etc. ou apenas ajudar alguém a sentir-se melhor.

Os seus conhecimentos podem implicar o uso de técnicas, terapias, experiências, etc. com vista a ajudar alguém em determinado problema.

Os conhecimentos podem ser adquiridos nos mais diversos locais desde a escola, universidades, livros, prática, experiência, conversas, etc.

O conhecimento existe em qualquer lugar e em qualquer pessoa e da mesma forma ele é e deve ser usado por toda e qualquer pessoa.

Quando esse conhecimento é usado e aplicado, as pessoas ganham um sorriso e começam a ver a vida de outra forma.

O sorriso é uma das melhores formas de cura que existem e que está ao alcance de qualquer pessoa.

Qualquer pessoa pode sorrir para as que tem à sua volta e dessa forma curá-las de tristezas, de más disposições ou maus humores e de muitas outras situações.

Se todos sorríssemos, o mundo seria curado em pouco tempo pois todos somos curadores independentemente de acreditarmos ou não que possamos fazer alguma diferença.

Mas muitas das vezes o termo curador é usado por aqueles que fazem curas que saem do campo da ciência. Ou seja por aqueles que fazem curas psíquicas, espirituais, energéticas, etc.

No fundo um curador pode usar Deus, anjos, espíritos de luz, etc. para curar ou ser um intermediário para a cura.

Ele pode ser apenas um canal para que a energia, Deus, anjos, espíritos de luz, etc. passem ou trabalhem através dele.

Jesus foi um dos maiores curadores de todos os tempos e sempre curava em nome do Pai.

Pode também ser alguém com capacidades psíquicas, espirituais, mediúnicas, etc. ou apenas um qualquer profissional que zela pelo bem estar das pessoas à sua volta.

No fundo pode ser qualquer pessoa que actue para curar ou obter resultados.

Frequentemente os Curadores fazem uso das suas capacidades mentais, psíquicas, espirituais e outras, para resolver as causas dos problemas conseguindo dessa forma aquilo que a ciência sabe ser possível mas que tem negado ao longo dos séculos.

Um curador usa as suas capacidades e conhecimentos para levar as pessoas a encontrarem as suas soluções e a encontrarem as suas capacidades de auto cura. É sempre a própria pessoa que quer e permite a sua cura.

O papel do curador é ajudar a pessoa a se re-ligar em Deus e no Amor que já existe dentro dela para que as mudanças ocorram de imediato.

Jesus nos mostrou o que acontece quando a pessoa se liga em Deus e no Amor de Deus. Dessa forma tudo se torna possível, como hoje a ciência nos mostra.

O Curador está um passo acima do Facilitador.

Facilitador

O facilitador é toda a pessoa que facilita que algo ocorra ou aconteça. Isto pode ser visto no amigo que ajuda a resolver ou a apoiar na resolução de um problema como na pessoa que aplica técnicas e terapias para chegar a algum resultado.

A diferença entre curador e facilitador é que o curador é suposto curar ou ajudar a curar enquanto o facilitador apenas facilita que as coisas e situações aconteçam.

O facilitador sabe que ele não tem poder para mudar nada nem ninguém e dessa forma sabe que os resultados não dependem dele mas sim da pessoa que ele ajuda.

Ele apenas facilita a que algo aconteça mas é a pessoa que tem de fazer e de deixar que as mudanças aconteçam.

Para que o facilitador consiga resultados, ele precisa de ter conhecimentos acerca do que fazer e como fazer para que os resultados aconteçam.

O facilitador não se impõe ao corpo nem à pessoa e apenas ajuda a pessoa e o seu corpo a encontrarem o equilíbrio.

Desde sempre que se sabe que uma doença ou um problema é apenas um desequilíbrio em algum lugar ou alguma área.

Uma vez conseguido o equilíbrio, o problema acaba por desaparecer.

Um facilitador por norma socorre-se de técnicas e terapias para facilitar a obtenção de resultados e o equilíbrio do corpo e da pessoa.

Ele ajuda (facilita) a pessoa a entrar de novo em equilíbrio.

Um Curador faz mais uso das suas capacidades e dons. Ele não usa apenas os seus conhecimentos, formações e experiências pessoais para levar a pessoa a encontrar as respostas e soluções que já existem dentro dela.

Quer um quer outro, podem ter ou não formação superior.

O facilitador está um passo acima do terapeuta.

Terapeuta

Um terapeuta é todo aquele que aplica terapias e soluções para obter resultados quer essas terapias sejam ou não de formação académica.

Ele faz uso de conhecimentos e aplica-os para obter resultados.

Uma vez que ele faz uso de conhecimentos e informações, ele muitas das vezes não consegue um ponto de equilíbrio e dessa forma os seus resultados acabam por ser "impostos" e por não serem naturais.

Os seus resultados apesar de serem bons ficam muito aquém dos resultados que um facilitador consegue e ainda mais atrás daqueles que um curador consegue.