Portugal

José Carlos Santiago

Curador e Facilitador

www.jcsantiago.info
www.jcsantiago.net
www.jcsantiago.com

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

Manipulação Visceral

A Manipulação Visceral é uma terapia ensinada pelo Upledger Institute de Portugal e concentra-se sobre os problemas relacionados com as vísceras do corpo (órgãos internos como sejam o coração, o fígado, os intestinos, os pulmões, etc.) e os seus tecidos conectivos.

Ela ajuda a dissipar os efeitos do stress físico e emocional que se alojaram nas vísceras e melhora a saúde geral e aumenta a resistência à doença.

Todos os órgãos, tal como todo o corpo, estão em movimento constante quer tenhamos percepção disso ou não.

No corpo, tal como na vida tudo tem de estar em sincronia e os nossos órgãos não são excepção. Eles têm de estar em sincronia uns com os outros e com toda a estrutura que os rodeia para que o seu funcionamento seja correcto. E a Manipulação Visceral tem aqui um papel importante.

Quando um órgão não está em sincronia com o que o rodeia, cria irritações e disfunções que se vão manifestar quer no seu funcionamento quer no funcionamento dos que o rodeiam.

Assim problemas de coluna podem dever-se a problemas de algum órgão ou a coluna pode estar a criar problemas em algum órgão.

Não nos podemos esquecer que os orgãos estão "agarrados" à coluna e que esta se ressentirá se estes tiverem restrições no seu funcionamento.

O corpo é um organismo que está todo interligado e inter-relacionado, onde um problema numa zona afecta todo o organismo na sua totalidade.

As aderências e disfunções nos órgãos podem ser devidas às mais variadas causas, desde stress, tensão nervosa, traumatismo, posturas incorrectas, etc., etc.

Isto pode resultar em dificuldades respiratórias, mau funcionamento dos intestinos como por exemplo a prisão de ventre, mau funcionamento do estômago, do fígado ou dos rins, etc., etc.

A Manipulação Visceral é uma terapia que usa a palpação para sentir e melhorar disfunções no funcionamento dos órgão e assim corrigir disfunções no seu funcionamento.

Ela estimula os mecanismos naturais do corpo para que se possam ultrapassar o efeito das tensões físicas e ou emocionais que muitas vezes se encontram presentes nos órgãos, melhorando assim o seu funcionamento.

A Manipulação Visceral foi criada e desenvolvida pelo Dr. Jean-Pierre Barral osteopata e fisioterapeuta francês quando viu que as manipulações na coluna alteravam o funcionamento dos órgãos e se propôs fazer a verificação contrária; isto é, se as manipulações dos órgãos afectavam a coluna.

Com isto acabou por criar e desenvolver a Manipulação Visceral a qual é usada para melhorar o funcionamento dos nossos órgãos.

Com a ajuda do Dr. Serge Cohen fez a documentação das alterações viscerais (através de ultra-sons e outras técnicas) entre o antes e o depois da Manipulação Visceral.

Estes documentos provaram sem qualquer margem para dúvida as alterações ocorridas, comprovando assim as razões dos benefícios que os pacientes relatavam.

Desde 1985, o Dr. Barral vem trabalhando em conjunto e dando cursos de Manipulação Visceral no Upledger Institute, Inc. nos EUA.

 

www.000webhost.com